
A proibição da chamada tração animal, popularmente conhecida como charrete, foi uma das grandes vitórias da carreira política de Luiz Carlos Ramos Filho. À frente da Secretaria Municipal Especial de Promoção Animal, Ramos Filho foi incansável na luta para que as tradicionais charretes da ilha de Paquetá fossem proibidas.
“Era uma demanda antiga dos protetores, das pessoas ligadas à causa animal. Aquelas charretes provocavam um grande sofrimento aos animais. O sofrimento deles atravessou décadas invisível. Como era uma tradição, foi muito difícil sensibilizar as autoridades da necessidade urgente desta proibição”, conta Ramos Filho.
Trinta e um cavalos ganharam liberdade! Hoje, eles “curtem” a merecida aposentadoria. As famílias que dependiam daquela renda proveniente da atividade turística não foram prejudicadas. Receberam da prefeitura do Rio as chamadas “charretes elétricas”, para continuar garantindo o seu sustento. “Foi sem dúvida uma das maiores vitórias da causa animal”, comemora Ramos Filho.